São 72 idosos, alojado no Lar dos Velhinhos, a instituição oferece alimentação, fisioterapia e atendimento médico, através de uma equipe de 22 funcionários. Recepcionados pela diretora Irmã Maria dos Santos, que há 24 anos faz parte da instituição.
No dia 26 de setembro de 1985, um grupo de 14 pessoas se propôs a criar um centro para os idosos juntamente com Antonio Ayres Aguirra, pioneiro da cidade.
Desde então a entidade atende idosos que chegam por conta própria, vivem sozinhos, familiares trazem para serem cuidados e outros que são abandonados nos hospitais.
Diariamente recebem visitas de moradores próximos a região, ou de acadêmicos e parentes.
O lar dos velhinhos recebe convenio com as faculdades da cidade, prestando serviços gratuitamente e também uma oportunidade de acadêmicos poder fazer estágios como, enfermagem e fisioterapia.
Por mês são gastos cerca de 70 mil reais, a Prefeitura ajuda com uma quantia de 5 mil reais, e outras entidades que colaboram com entorno de 8 mil por mês, o restante vem da ajuda de voluntários
que contribuem mensalmente. Duas contas bancárias foram feitas com desejo de facilitar as contribuições, ou as pessoas podem ligar pelo telefone 3527-4014.
Fotos Jacqueline Duarte
![]() |
“Tudo é bem vindo ao Lar dos Velhinhos desde uma cesta básica, a uma lata de óleo faz a diferença”. |
Levar carinho, dar atenção e trocar uma boa conversa faz bem para todos, principalmente para aquelas pessoas tão carentes que vivem por aqui reforça Irmã Maria dos Santos - diretora da instituição.
Artesanatos
Como forma de passatempo e aprimoramento estão entre os idosos. Tapetes, arranjos de flores e jarros de barro são produzidos por eles.
Manoel Pereira 75 anos, ex-empresário depois da perda da esposa, entrou em depressão e logo depois um derrame que deixou numa cadeira de rodas, resolveu se alojar no lar dos velhinhos onde está há mais de 8 meses.
Com muita força de vontade e superação ele fabrica arranjos de flores e jarros de barro, que aprendeu a fazer desde seus 25 anos de idade.
Fotos Jacqueline Duarte