sábado, 26 de março de 2011

Dengue o mal que cerca nossos lares



Saúde


                            O índice de surto causa preocupação aos moradores da cidade

Jacqueline Duarte



           A coordenadora do curso de enfermagem Mara Cristina Ripoli, nascida em As Torga - PR, e há 15 anos trabalha como epideologia na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, participou de uma coletiva realizada nesta sexta feira 18, pelos alunos de jornalismo da UDC que explicou as causas da doença que esta tomando conta da população.  

          Dengue é uma doença transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Os sintomas são semelhantes a uma gripe: dor de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre e carocinhos avermelhados na pele. Sua duração varia de 5 a 7 dias. A dengue também pode se manifestar na forma hemorrágica, que atinge principalmente as pessoas que já tiveram a doença, podendo levar a morte entre 2 a 4 horas depois.  

         Cuidados - A pessoa com dengue deve manter-se em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e febre. Não devem ser usados remédios à base de ácido acetil salicílico, como a Aspirina e o AS mais conhecida como AS infantil. A consciêntização da população é fundamental para o combate, não jogando copinhos descartáveis nas ruas, sacos plásticos, folhas que possam ter o acúmulo de água, garrafas, manter calhas limpas e sem folhas ou materiais que possam impedir o escoamento da água, evitando a proliferação. E lembrando que os terrenos baldios podem ser multados pela Prefeitura. Mas as informações sobre o vírus não tem mudado o comportamento das pessoas quando se trata no assunto. Cerca de 9 mil casos foram confirmados ano passado, e este ano de 2011 nenhum caso de morte foi registrado até esta data.  Foz do Iguaçu e Paraguai se reúnem em parcerias realizando todo mês reuniões para a prevenção, comentou Mara Cristina Ripoli -  “Sentimos dificuldades do país vizinho em tentar achar uma solução, por eles não fornecer informações necessárias dificultando assim o trabalho em conjunto”.          

           Informativo - Você pode colaborar denunciando onde possa ter o foco da dengue para o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, no telefone 3524- 4888. Portanto toda atenção é importante para que a população redobre os cuidados no sentido de manter suas casas sem focos do mosquito Aedes Aegyti, o transmissor da dengue.